Tratamentos

Dr. German oferece uma ampla gama de tratamentos.

As "Dores nas Costas” são entidades patológicas bastante comuns, acometem a espécie humana de formas bem variadas, sendo que mais de 90% das pessoas terão pelo menos um episódio de “dor nas costas”, ao menos uma vez na vida que a limitara para o trabalho ou seus afazeres habituais.

Essas dores compreendem as Cervicalgias, Dorsalgias, Lombalgias e as Ciatalgias, podem ocorrer de forma isolada ou associadas, são normalmente ocasionadas por fatores como esforço, má postura, sedentarismo, traumatismos, idade, fatores externos e herança genética.

Notamos que a incidência de “Dor nas Costas” nos consultórios de especialidades médicas em Santos é semelhante à incidência mundial.

Dr. German Vassilieff, CRM 104.856-SP

Popularmente chamadas de hérnias discais, essas entidades patológicas são bastante comuns em toda população, tanto no sexo feminino como masculino.

Acometem principalmente a população adulta ou jovem-adulto, seus sintomas normalmente começam a aparecer em torno dos trinta e cinco anos de idade, são mais comumente localizadas na coluna cervical (C4-C5, C5-C6 e C6-C7) e na coluna lombo-sacra (L4-L5 e L5-S1), tem também fatores e características genéticas ou familiares presentes.

Na maior parte das vezes seu tratamento é clínico (conservador), apenas as que causam sintomas ou alterações neurológicas como: “formigamentos”, diminuição de sensibilidade nos membros superiores ou inferiores, câimbras, perda de força ou mobilidade dos dedos ou pés, etc., têm indicação de tratamento cirúrgico.

Os pacientes devem ser tratados buscando sua melhora clínica com alívio das dores e retorno ao trabalho (vida normal). Após avaliação inicial e diagnóstico preciso deve ser instituído o tratamento medicamentoso, fisioterápico, reabilitação e na menor parte das vezes, quanto não ocorrem melhoras dos sintomas ou até sua piora, deve ser instituído tratamento cirúrgico.

Dr. German Vassilieff, CRM 104.856-SP

Os tratamentos das patologias ou doenças da coluna vertebral podem variar desde o repouso e uso de medicações até a necessidade de uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva ou tradicional, com corte e visão direta (invasão do corpo).

A necessidade de tratamento cirúrgico para as doenças da coluna corresponde à menos de 3% das patologias, portanto a grande maioria das pessoas com “dor nas costas” não precisará de nenhuma intervenção cirúrgica e deverão conseguir melhorar e ter qualidade de vida com o tratamento clínico (conservador).

Mas no caso dos pacientes que necessitem de tratamento cirúrgico para as patologias da coluna vertebral existem em Santos médicos capacitados e hospitais em condições técnicas para realizar esses procedimentos. Tanto os Ortopedistas atuantes na área da coluna vertebral como alguns neurocirurgiões têm treinamento e habilidades para realizarem esses tipos de cirurgias.

Dr. German Vassilieff, CRM 104.856-SP

É uma doença que causa uma deformidade na coluna, coluna em forma de “S”, e também no tronco do indivíduo, pode ter início desde antes do nascimento (congênitas) e até na terceira idade (degenerativas), as mais prevalentes são as idiopáticas do adolescente, que se agravam durante o estirão de crescimento na adolescência.

Esta forma de escoliose idiopática do adolescente é vinculada com características genéticas, familiares e apresentam piora importante na puberdade, sendo importante a avaliação dos adolescentes precocemente, as meninas em média dos nove aos quatorze anos e os meninos dos dez aos quinze anos.

Em Santos temos vários colegas Ortopedistas com condições de fazerem essa avaliação e acompanhamento iniciais. Através do exame clínico e de radiografias panorâmicas.

Dr. German Vassilieff, CRM 104.856-SP

Patologia que acomete principalmente as pessoas da terceira idade, é diretamente associada com o risco de ocorrências de fraturas de coluna, quadril e punho, tem uma incidência mais importante no sexo feminino, nas mulheres de pele clara, após a menopausa, com histórico familiar de osteoporose ou fraturas vinculadas a ela.

O diagnóstico de forma usual é feito através da avaliação clínica, exame de Densitometria Óssea, exames de laboratório e radiografias. Os profissionais de saúde que são envolvidos mais diretamente com o seu tratamento são: os Ortopedistas, ginecologistas, endocrinologistas, reumatologistas e geriatras.

Hoje os tratamentos são bastante eficientes e incluem: mudanças de hábitos de vida (atividades físicas, melhora da mobilidade, correções de problemas visuais, cuidados contra quedas, etc.), correções e suplementações do Cálcio e da Vitamina D e também os tratamentos medicamentosos que vão desde comprimidos diários e semanais até infusões medicamentosas anuais de medicamentos.

Dr. German Vassilieff, CRM 104.856-SP

Cuidar da saúde é importante e fácil, agende uma consulta em um lugar perto de você.

AGENDE UMA CONSULTA